Igreja de São Nicolau de Lisboa

domingo, 15 de novembro de 2009

Fialho Feio de Lisboa

Por Roberto Sandoval : rlavodnas@hotmail.com ou rlavodnas@gmail.com

1) Manoel Francisco Feio , natural e batizado na freguesia de São Nicolau de Lisboa aos 10 jan 1677 , era filho de Antonio Francisco e Agostinha da Costa , ali viveu onde casou-se , aos 20/06/1697 , com Antonia Maria Fialho , filha de Manoel Fialho e de s/m Margarida Francisca , todos naturais e residentes na mesma freguesia de São Nicolau de Lisboa. Deixaram , pelo menos , o filho Jose da Costa Fialho , que segue :

2) Jose da Costa Fialho nasceu , por 1698 , na mesma freguesia de São Nicolau de Lisboa. Antes de 1720 , migrou para o Brasil , onde casou-se , aos 20/01/1720 , em Olinda , Pernambuco , com Maria de Souza Delgada , ali nascida por 1700 , exposta que foi na residência do Alferes Domingos de Souza Delgado. Seguiram para Minas Gerais , certamente em busca do ouro e de melhores oportunidades. Deixaram , pelo menos , a filha Rita de Souza do Nascimento.

"Aos vinte dias do mez de janeiro de 1720, nesta Matriz de São Pedro, corridos os banhos na forma do Sagrado Concilio Tridentino, se receberam na presença do Padre Felipe Borges Teixeira com minha licença, José da Costa, filho legitimo de Manoel Francisco e de sua mulher Antônia Maria, ambos naturais da cidade de Lisboa, e Dona Maria de Sousa, exposta na casa do Alferes Domingos de Sousa Delgado, assistiram como testemunhas o Mestre de Campo Cristovam de Mendonça Array e o almoxarife Manoel Lopes Santiago, que todos comigo assignaram. O Vigário Antonio de Sousa Carneiro, Padre Felipe Borges Teixeira". (registro enviado por colaboração do pesquisador Gilson Campos)


3) Rita de Souza do Nascimento foi batizada na Igreja Matriz de São João del Rei , MG , aos 08/09/1730. Com 16 anos de idade , casou-se , aos 02/05/1746 , na Matriz de Nossa Senhora do Pilar, São João del Rei, MG , com o Alferes Domingos da Costa Guimarães , nascido aos 05/04/1709 , na freguesia de Santa Eulália de Fermentões , Portugal , filho de Bento Ribeiro e de s/m Domingas da Costa ; neto paterno de Bartolomeu Ribeiro e de s/m Serafina Martins ; neto materno de Domingos Fernandes Guimarães e de s/m Domingas Ribeiro. Rita faleceu aos 18/08/1790 em São João del Rei , MG , e seu marido aos 25/03/1788 na mesma cidade , onde se encontram seus inventários , abertos em 1796.

“Domingos da Costa Guimarães, morador de Ouro Preto, passeava à noite à sua porta por volta de sete ou oito horas, quando foi ferido por Manuel, escravo de Felipe Lima, a mando de Antônio da Costa Portela.132 Bernardo Ribeiro de Carvalho de “sua janela vira andar passeando a sua porta a Domingos da Costa Guimarães, e ouvindo dizer confissão que me matavam e logo viu ir passeando, um vulto, muito devagar, que lhe pareceu ser negro, ou mulato, e acudindo ele testemunha viu ao dito Guimarães com uma ferida tão medonha”. Pedro da Silva Pedroso também ouviu o pedido de socorro de Domingos “por estar passeando a sua varanda, e acudindo viu ao dito Guimarães, com uma ferida tão grande, que parecia ter a cabeça despegada do corpo”. (132 AHMI, códice 444, auto 9315, 1° of, em 1735, Vila Rica). – (Maria Cristina Rosa). (Não sei se o mesmo ou homônimo).

Rita de Souza do Nascimento e seu marido o alferes Domingos da Costa Guimarães , deixaram , entre outros , o filho Jose Costa Souza , que segue :

4) Jose Costa Souza , foi batizado , aos 23/06/1748 , na Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar de São João del Rei , MG , foram padrinhos : Antônio Fernandes Guimarães, solteiro e madrinha : Ana de Souza , solteira , filha de Jose Costa Fialho e de Maria de Souza Delgada. [irmã da Rita].
Aos 03/07/1780 , Jose Costa Souza casou-se , na Capela do Espírito Santo da Freguesia de Lavras , com Geralda Maria de Jesus , nascida em São João del Rei em 1763 , filha de Jose de Paiva e Silva , da Conceição da Barra , MG e de s/m Maria Josefa da Trindade , de São João del Rei.

Do Arquivo da Cúria de São João del Rei , MG , pág. 24 :

"José
Aos vinte e tres dias do mez de Junho de mil Sette centos e qua- / renta e oito annos bautizei de minha Licença o Reverendo Jeronymo / da Fonseca Alvares nesta Matriz de Nossa Senhora do / Pilar da Villa de São João del Rey à Jose , filho de Domingos da / Costa Guimaraens e de sua mulher Rita de Souza do Nascimen / to , lhe poz os Santos oleos forão padrinhos Antonio Fernandes / Guimaraens Solteyro e Anna de Souza Solteyra filha de Jose / da Costa Fialho e de sua mulher D. Maria de Souza Delgada todos / desta ditta feguezia.
O Vigr.o Dr. Mel da Rosa Coutinho".

Livro 6 de Casamentos de São João del Rei


Fls. 183v, 1 Capela do Espírito Santo da Freguesia de Lavras
03/07/1780
José da Costa Souza, Natural da freguesia de N. S. do Pilar , filho legítimo do Alferes Domingos da Costa Guimarães e de Dona Rita Souza do Nascimento , Com Geralda Maria Joaquina de Paiva, natural da freguesia de Nossa Senhora do Pilar , filha legítima de José de Paiva e Silva e de Maria Josefa da Trindade.
Testemunhas:
Antônio Faria Teixeira, Manoel Joaquim de Andrade
Padre celebrante: Francisco Costa Miranda.
Padre tabelião: Joaquim Pinto Silveira”.


Jose Costa Souza e s/m Geralda Maria de Jesus , deixaram , entre outros , o filho Sebastião Pedro de Alcântara , que segue através do Blog : http://alcantaravaledoriopardo.blogspot.com/

[fotos no rodapé]
[em construção]

Colaboradores :

Gilson Campos

Um comentário:

  1. Procurei no tombo.pt os livros para verificar as datas aqui informadas e não localizei. Há a informação de que esta freguesia começou a existir em 1755. Você sabe à qual freguesia São Nicolau pertenceu antes de ser autônoma? Grato

    ResponderExcluir